Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Dicas para ser bem-sucedido num ambiente corporativo

Corporativo

Competitivo, estimulante, repleto de oportunidades, mas também de desafios. Assim pode ser descrito o ambiente corporativo, onde ser bem-sucedido é um caminho, com alguns passos que devemos seguir.

Apesar de ser um ambiente desafiante a muitos níveis, será que estamos perante um bicho-papão? Neste artigo, procuramos dar resposta a quem pretenda embarcar nesta jornada, com as vantagens de trabalhar num ambiente corporativo e dar dez dicas práticas para se ser bem-sucedido.

Vantagens de um ambiente corporativo

Ao fazer parte de uma organização de maior dimensão, podes encontrar formas únicas para atingires os teus objetivos. Desta forma, o ambiente corporativo distingue-se dos demais pelo aspeto de cooperação e por juntar, no mesmo local, várias perspectivas e sensibilidades para alcançar essas metas. 

Ao remarem todos para o mesmo lado é importante que os colaboradores construam redes confiáveis entre si e com as chefias, tendo por base uma comunicação eficiente e de excelência. Uma relação profícua pode ter como resultado mais criatividade e mais crescimento, não só laboral, como também pessoal.

Por último, o ambiente corporativo é um ambiente diverso, em que pessoas de diferentes origens e enquadramentos partilham espaços e ideias. Como está estudado, a diversidade tem a capacidade de promover um melhor desempenho e ligação no trabalho.

10 passos para ser bem-sucedido

  1. Ser diligente e íntegro: Trabalha de forma inteligente, em parceria com colegas e chefia, sem olhar a atalhos. No início, uma tarefa ou um projeto podem parecer um longo caminho, mas cabe-te, a ti, torná-lo mais curto, atingindo os resultados de forma eficiente. Neste processo, não abdiques dos teus princípios e valores para agradar.
  2. Adotar uma postura 100% profissional: Cada ação pode levar os outros a interpretações – corretas ou incorretas – do que se está a dizer e a fazer. O importante é manteres-te focado e adotares uma postura 100% profissional, sem misturar temas que possam ser prejudiciais para ti e para a tua organização.
  3. Estar atento: Faz as questões necessárias para evitar mal-entendidos. Do lado da liderança estará sempre uma pessoa, com as suas particularidades, que é mais do que uma figura de autoridade e que também precisa da tua ajuda para que todos os processos sejam claros. 
  4. Apostar no networking: Com vários colegas, existem várias oportunidades de construir as relações certas para o presente e futuro. Esta é uma das coisas a fazer quando se trabalha em ambiente corporativo. Promove o networking, privilegiando quem tem uma postura positiva e colaborativa.
  5. Dispor-se para aprender (mais e sempre): Não importa a idade ou o cargo, ter a mente aberta para melhorar, de forma contínua, é uma atitude reconhecida. Investe no teu potencial porque há sempre oportunidade de ser melhor naquilo que fazemos.
  6. Evitar contextos potencialmente tóxicos: O ambiente corporativo é complexo porque junta muitas pessoas. Promove um bom contexto de trabalho e assim estarás a promover o teu bem-estar.
  7. Estabelecer limites: São necessários em qualquer tipo de trabalho. Quando definidos, podes-te concentrar no que realmente importa. Também deves partilhar esses limites com quem está próximo e, claro, respeitar a mesma atitude dos teus pares.
  8. Saber dizer “não”: A vida em ambiente corporativo pode significar uma maior carga de trabalho. Se necessário, procura ajuda para lidar com o fluxo de trabalho – mas, por vezes, também é preciso saber dizer “não”. 
  9. Cumprir os tempos do tempo: Sê pontual e cumpre prazos. É melhor ser visto como um “relógio suíço” do que alguém em quem não se pode confiar.
  10. Não negligenciar o bem-estar: Lembra-te de fazer pausas e dormir o suficiente antes do dia seguinte. Ser flexível é positivo, mas sem que isso custe o teu bem-estar.