Dicas para ser bem-sucedido num ambiente corporativo
Competitivo, estimulante, repleto de oportunidades, mas também de desafios. Assim pode ser descrito o ambiente corporativo, onde ser bem-sucedido é um caminho, com alguns passos que devemos seguir.
Apesar de ser um ambiente desafiante a muitos níveis, será que estamos perante um bicho-papão? Neste artigo, procuramos dar resposta a quem pretenda embarcar nesta jornada, com as vantagens de trabalhar num ambiente corporativo e dar dez dicas práticas para se ser bem-sucedido.
Vantagens de um ambiente corporativo
Ao fazer parte de uma organização de maior dimensão, podes encontrar formas únicas para atingires os teus objetivos. Desta forma, o ambiente corporativo distingue-se dos demais pelo aspeto de cooperação e por juntar, no mesmo local, várias perspectivas e sensibilidades para alcançar essas metas.
Ao remarem todos para o mesmo lado é importante que os colaboradores construam redes confiáveis entre si e com as chefias, tendo por base uma comunicação eficiente e de excelência. Uma relação profícua pode ter como resultado mais criatividade e mais crescimento, não só laboral, como também pessoal.
Por último, o ambiente corporativo é um ambiente diverso, em que pessoas de diferentes origens e enquadramentos partilham espaços e ideias. Como está estudado, a diversidade tem a capacidade de promover um melhor desempenho e ligação no trabalho.
10 passos para ser bem-sucedido
- Ser diligente e íntegro: Trabalha de forma inteligente, em parceria com colegas e chefia, sem olhar a atalhos. No início, uma tarefa ou um projeto podem parecer um longo caminho, mas cabe-te, a ti, torná-lo mais curto, atingindo os resultados de forma eficiente. Neste processo, não abdiques dos teus princípios e valores para agradar.
- Adotar uma postura 100% profissional: Cada ação pode levar os outros a interpretações – corretas ou incorretas – do que se está a dizer e a fazer. O importante é manteres-te focado e adotares uma postura 100% profissional, sem misturar temas que possam ser prejudiciais para ti e para a tua organização.
- Estar atento: Faz as questões necessárias para evitar mal-entendidos. Do lado da liderança estará sempre uma pessoa, com as suas particularidades, que é mais do que uma figura de autoridade e que também precisa da tua ajuda para que todos os processos sejam claros.
- Apostar no networking: Com vários colegas, existem várias oportunidades de construir as relações certas para o presente e futuro. Esta é uma das coisas a fazer quando se trabalha em ambiente corporativo. Promove o networking, privilegiando quem tem uma postura positiva e colaborativa.
- Dispor-se para aprender (mais e sempre): Não importa a idade ou o cargo, ter a mente aberta para melhorar, de forma contínua, é uma atitude reconhecida. Investe no teu potencial porque há sempre oportunidade de ser melhor naquilo que fazemos.
- Evitar contextos potencialmente tóxicos: O ambiente corporativo é complexo porque junta muitas pessoas. Promove um bom contexto de trabalho e assim estarás a promover o teu bem-estar.
- Estabelecer limites: São necessários em qualquer tipo de trabalho. Quando definidos, podes-te concentrar no que realmente importa. Também deves partilhar esses limites com quem está próximo e, claro, respeitar a mesma atitude dos teus pares.
- Saber dizer “não”: A vida em ambiente corporativo pode significar uma maior carga de trabalho. Se necessário, procura ajuda para lidar com o fluxo de trabalho – mas, por vezes, também é preciso saber dizer “não”.
- Cumprir os tempos do tempo: Sê pontual e cumpre prazos. É melhor ser visto como um “relógio suíço” do que alguém em quem não se pode confiar.
- Não negligenciar o bem-estar: Lembra-te de fazer pausas e dormir o suficiente antes do dia seguinte. Ser flexível é positivo, mas sem que isso custe o teu bem-estar.